sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Iphan reconhece Centro Histórico de João Pessoa como Patrimônio Nacional

Fotos: Secom
.
A Capital paraibana é o mais novo patrimônio cultural e artístico do Brasil. O Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) decidiu, por unanimidade, inscrever o conjunto histórico de João Pessoa no Livro do Tombo Histórico, Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico Nacional..

A proposta de tombamento do Centro Histórico de João Pessoa teve início em 2002, através de solicitação da Associação Centro Histórico Vivo (Achervo). O pedido foi remetido ao Ministério da Cultura e encaminhado a Superintendência Regional do Iphan. Após isso, uma comissão formada por instituições ligadas à pesquisa e à preservação do lugar foi constituída para justificar os motivos que levariam a Capital paraibana a receber o título. Esse processo durou aproximadamente um ano.
.
O passo seguinte foi enviar essa documentação a Superintendência Nacional do Iphan, que avaliou o projeto e só remeteu as suas considerações sobre o mesmo no final de 2005, quando o encaminhou novamente para a comissão, em João Pessoa. No ano passado algumas alterações precisaram ser feitas no projeto inicial e só no mês de dezembro ele foi levado para a aprovação definitiva.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário