sábado, 1 de dezembro de 2007

Marcos Santana & Denise Dieb

Urbanização da Praia do Jacaré




Proposta Geral - vista aérea
.


Memorial

O grande desafio do projeto de urbanização da Praia do Jacaré foi criar condições e infra-estrutura de apoio ao turismo, sem descaracterizar o local, os costumes e os habitantes. Partindo deste princípio, o arquiteto Marcos Santana lançou a proposta de tratar os 1.200m de orla disponíveis sem interferir nas áreas residenciais existentes.
O resultado enche os olhos dos que visitam o local. Ao mixar em um mesmo ambiente o bom gosto de um projeto arquitetônico ao casario da vila dos pescadores com a revitalização de suas fachadas, o autor do projeto conseguiu harmonizar o ambiente, manter os traços originais e ainda melhorar as condições econômicas dos que tiram do local seu sustento diário.
.
Imagem: Stanley Talião



Imagem: Stanley Talião
.
Manutenção do original
Em termos de tráfego o projeto propõe que a rua principal que margeia o rio transforme-se em um grande passeio para pedestres, ao longo do qual se distribuiriam equipamentos como ciclovias, praças, áreas coletivas de lazer - parques temáticos, museus, quadras de esportes - além de bares, lojas, pousadas, agências de turismo.
Nas margens do rio, do outro lado do passeio, se propõe a construção de alguns bares e quiosques sobre decks de madeira. "Sempre mantendo os equipamentos existentes no local, devendo apenas obedecer à nova tipologia proposta no projeto", destaca Marcos Santana.
"A idéia foi fazer com que as pessoas chegassem e circulassem livremente em toda a orla, desfrutando de toda a infra-estrutura de uma orla urbana, porém tentando resgatar alguns elementos característicos de praias pouco povoadas, como o passeio a pé, o contato direto com a natureza, a vila dos pescadores", explica Marcos Santana.
.


Imagem: Stanley Talião

.

No eixo da entrada principal foi criada uma grande praça, com equipamentos coletivos, como um palco para shows e eventos ao ar livre, posto policial, de informações, posto bancário e de saúde. Um grande pórtico e colunas com iluminação fazem a marcação circular da praça. Propõe-se ainda a construção de um mirante.
.

Imagem: autor desconhecido
.
Preservação do verde
.
Quanto à criação de áreas verdes, toda a orla deverá receber tratamento paisagístico e de iluminação adequados. A tipologia adotada em projeto faz alusão às construções náuticas, tão presentes nas águas do rio Paraíba desde a época dos nossos colonizadores, e tem como elementos principais mastros de alumínio e grandes cobertas em lona tensionada, sob as quais deverão ser construídos em sistema construtivo convencional, equipamentos como bares, quiosques, restaurantes, etc.
.


Imagem: Dirceu Tortorello

Imagem: Dirceu Tortorello



Imagem: Dirceu Tortorello
.
.
Ficha técnica
.
Urbanismo: Marcos Santana & Denise Dieb

Imagem 3D: Gilton Lira
Imagens: Stanley Talião e Dirceu Tirtorello
Local: Praia do Jacaré, Cabedelo - PB
Originalmente publicado na Revista Artestúdio

Nenhum comentário:

Postar um comentário