sábado, 17 de maio de 2008

Escritório de Advocacia - Mamanguape

Fachada proposta
.
Situação proposta
.
Situação atual
.
Fachada Atual
.
Planta baixa - proposta
.

.
Memorial
.
Esta projeto trata-se de uma reforma para acomodar a filial de um escritório de advocacia, dirigido por um grupo de jovens advogados , na cidade de Mamanguape, distante cerca de 60km da capital paraibana.
O local escolhido pelos clientes é uma rua típica da pequena cidade, com edificações sem recuos, fachadas contínuas, pés-direitos elevados e construídas em alvenaria, cobertura de madeira e telha cerâmica.
A proposta arquitetônica busca construir uma intervenção "silenciosa" estabelecendo um diálogo com as tipologias pré-existentes, no que diz respeito a continuidade das fachadas e a linha de altura das platibandas, sem contudo eximir o cárater contemporâneo que a nova edificação prescindia.
A cobertura existente recebeu forro em lambri, além de uma laje-calha na porção frontal do edifício, a qual permitiu o recuo da fachada e o desenho de um pórtico que redefiniu a volumetria.
O acesso foi acentuadamente marcado por um "tapete" negro composto pela escada em granito preto tijuca "apicoado" que se prolongou adentro do escritório criando uma circulação em porcelanato preto.
Na recepção a esquadria de correr em vidro temperado, permitiu a aeração do ambiente, enquanto que a "cortina" em tabiques de madeira filtra o excesso de luz e regula o nível de privacidade necessário.
O resultado é um projeto arquitetônico que interpreta as pré-existências do lugar para estabelecer um "link" com sua memória e apontar novas possibilidades compositivas e de arranjos espaciais que permitam requalificar e valorizar do espaço urbano em questão.
.
..
.
Ficha técnica
.
Arquitetura: Oliveira Júnior
Estagiário: Rodrigo Rathge
Local: Mamanguape, PB
Área: 60,00m²
Imagem 3D: Rodrigo Rathge

2 comentários:

  1. Oliveira, parabens pelo projeto, sou de Mamanguape e gostaria de saber qem são os advogados qe solicitaram o projeto, saber se já está concluido? pois faz bastante tempo qe nao vou na cidade sou colega de 2 advogados da cidade!
    Antecipadamente muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelos comentários de vocês.
    Everaldo, o projeto não evoluiu para uma obra. O meu contato com os clientes era feito através de um advogado de João Pessoa: Rogério Miranda.

    ResponderExcluir