quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Exposição

Arquitetura de Álvaro Siza na Estação Cabo Branco


O consagrado arquiteto português de prestígio internacional Álvaro Siza Vieira é tema de exposição aberta nesta terça-feira (25) na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. O público pode visitar essas instalações até o dia 8 de dezembro, de terça a sexta-feira das 9h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, a exposição abre entre 10h e 18h. A entrada é gratuita. A mostra chegou à Paraíba por intermédio dos cursos de arquitetura da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). A coordenação da exposição, em João Pessoa, está sob a responsabilidade dos professores: engenheiro civil Estevam Medeiros e arquiteta Amélia Panet. Dedicados à formação de jovens arquitetos, eles acreditaram que João Pessoa não poderia perder a oportunidade de apreciar tão singela arquitetura.A exposição, composta por 24 painéis, foi organizada pelo arquiteto Flávio Nassar, da Universidade Federal do Pará, com material do escritório de Álvaro Siza Vieira, e, no Brasil, recebeu o apoio e divulgação através do escritório de arquitetura Andrade & Raposo e da Associação dos Amigos do Porto, ambos sediados em Recife.

Siza Vieira realizou obras emblemáticas como o Pavilhão de Portugal da Expo 98, a Igreja de Santa Maria (no Marco de Canaveses), o Museu de Arte Contemporânea (na cidade do Porto) e o Museu Iberê Camargo, recentemente inaugurado em Porto Alegre e condecorado com o Leão de Ouro na 8ª Bienal de Arquitetura de Veneza, um dos mais importantes eventos da arquitetura, por sua excepcional qualidade.O arquiteto Álvaro Siza Vieira nasceu em 1933, na cidade de Matosinhos, em Portugal.


Entre 1949 e 1955, estudou na Escola de Arquitetura da Universidade do Porto, onde mais tarde veio a lecionar. No início de sua carreira, colaborou com o arquiteto Fernando Távora e logo se empenhou em um projeto coletivo do período: não ser tradicionalista e não ignorar suas raízes.Desde essa época, o trabalho de Siza não admite rótulos. Um olhar retrospectivo sobre sua produção permite identificar temas, tipologias e formas recorrentes, mas o arquiteto está continuamente buscando o novo – efervescência que pode ser constatada a partir dos muitos esboços e croquis que realiza.
.
Onde fica: Estação Cabo Branco (clique aqui e veja no mapa)

Fontes
Matéria: Secom/PMJP
Imagens: www.homesgofast.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário