domingo, 30 de novembro de 2008

Morre Janete Costa

A arquitetura brasileira está órfã
.
.
Muitas homenagens no enterro da arquiteta pernambucana Janete Ferreira da Costa, de 76 anos, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife, na tarde deste sábado (29). Ela faleceu por volta das 23h30 desta sexta-feira (28), em sua residência, em Olinda. A arquiteta, que sofria há mais de dois anos de um câncer no estômago, deixa o marido e também arquiteto Acácio Gil Borsoi, 84 anos, além de quatro filhos, quatro netos e um bisneto.
De acordo com a família da arquiteta, Janete passou os últimos 42 dias internadas no Hospital Português, na Ilha do Leite, área central do Recife. Na última quarta-feira (26), ela pediu aos médicos para ser tratada em casa, onde foi montada uma Unidade de Terapia Intensiva particular. (1)

Janete Ferreira da Costa nasceu Garanhuns, Estado de Pernambuco, no ano de 1932.Cursou a Faculdade Nacional de Arquitetura - Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro e Planejamento de Interiores no Instituto Joaquim Nabuco, Recife - PE, 1979.
Foi responsável por centenas de projetos de arquitetura de interiores e ambientação de residências, prédios públicos, escritórios de empresas e sobretudo hotéis. Realizou projetos executados em todo o Brasil e no exterior. Seu trabalho é reconhecido pela linguagem contemporânea e o profundo conhecimento dos materiais e da sua adequação e coerência com os ambientes criados, a valorização do artesanato brasileiro e a criação de design exclusivo e personalizado para os projetos.
Janete promoveu, na execução destes projetos, artífices em áreas carentes de nosso país, dando assim oportunidade de trabalho a um sem número de famílias que, exercendo seu ofício, aprimoram suas qualidades e sua cultura a partir da orientação dela emanada. (2)

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário