terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Niemeyer

101 anos de atividade
Fonte: www.farm3.static.flickr.com/2044/2280189016_d36053dd48_o.jpg
.
Aos 101 anos completados nesta segunda-feira, 15, Niemeyer é apontado pelo jornal El País como o arquiteto mais velho do mundo em atividade. A matéria destaca a vida produtiva do arquiteto e apresenta detalhes sobre a construção de um novo centro cultural na Espanha, assinado por Niemeyer.
.
O Centro Cultural Internacional Niemeyer de Avilés, orçado em 30,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 80 milhões), será o maior complexo cultural da Espanha, ocupando um terreno de 222 mil metros quadrados.
.
O equipamento abrigará auditório para mil espectadores, espaço de 4.000 m2 para exposições, salas de cinema, teatro e local para reuniões e conferências, tudo assentado sobre uma praça aberta em um local degradado da cidade. A idéia do centro cultural foi dada pelo próprio Niemeyer. O arquiteto doou um projeto à Fundação Príncipe de Astúrias.
.
Apesar da inquestionável genialidade, em seus últimos projetos percebe-se claramemte a sucessiva repetição de elementos de outras obras consagradas do mestre, o que denota certa fragilidade criativa em perpetuar o traço singular e inovador que lhe conferiu notoriedade internacional.

Fonte: www.vitruvius.com.br
.
Fonte: www.correiogourmand.com.br/images/cg_on_38_480y.jpg
.
Fonte: www.dimagen.com/imagenes/logoniemeyer4.jpg
.
.
Fontes da matéria:
www1.folha.uol.com.br
http://www.bbc.co.uk/portuguese

Nenhum comentário:

Postar um comentário