domingo, 11 de janeiro de 2009

Mathias Klotz

Casa 11 mulheres, Cachagua, Chile









.
A casa das onze mulheres é um residência de verão , localizada ao lado de uma duna, a 160 km da capital chilena, onde se reunem pais, filhos e amigos para passar fins de semana ou períodos mais longos que poderiam alcançar várias semanas, especialmente no verão. A residência recebeu o nome "onze mulheres" porque os donos são um casal divorciado, que juntou 11 crianças entre si, todas mulheres, cujas idades variam entre 8 anos e a maioridade.
.
O lugar tem uma vista magnífica sobre o Oceano Pacífico e um declive íngreme em direção ao mar, com panorâmicas que devem ser exploradas. É por isso que o programa funciona em três níveis, além de um quarto para hóspedes próximo à piscina, onde todos os quartos possuem vista para o mar.
.
A casa tem o desafio de resolver um vasto programa em uma área que, que apesar da sua grande dimensão, é fortemente restringida pelo código de edificação local e pelas condições topográficas. O volume resultante e a superfície construída são o máximo possível em ambos os casos. Para alcançar este objetivo, a primeira coisa foi fazer um corte vertical de nove metros de altura, permitindo que o ar e a luz ingressassem através da fachada oeste, de acesso ao edifício.
Este corte gerou uma enorme parede de contenção, que foi resolvido utilizando um sistema de terra armada, permitindo então o rápido crescimento da vegetação, minimizando o elevado impacto visual e físico da operação.
.
A casa está conformada em um volume monolítico de concreto aparente, que organiza o salão de jogos e sala de TV no subsolo, os quartos e jovens que está no rés do chão e sendo o principal cozinha e quarto principal sobre o nível superior. Tudo foi feito utilizando moldagem horizontal em madeira de pinus, exceto na sala principal, onde esta disposição foi feita na vertical, para distingui-lo do resto do programa.
.
Alguns trechos da planta foram utilizados como um terraço e pátio entrada, incorporando um certo número de poços no chão para iluminar a cozinha e o estar, uma vez que não recebem luz direta até anoitecer. Todo o piso foi resolvido com mármore travertino, de modo a gerar a mesma continuidade espacial que é atingido no teto, onde a laje atravessa os recintos sem qualquer interrupção. As paredes divisórias internas são brancas, e as portas não têm madeira para alcançar o mesmo objectivo de continuidade, nos pisos e tetos. Também construiu uma área de hóspedes, sob o terraço da piscina, garantindo assim a privacidade.
.
O paisagismo foi desenvolvido com a idéia de fortalecer a vegetação própria desta região litorânea, com base em suculentas e outras espécies nativas presentes no ambiente. Circulação e acessibilidade nesta área, de modo notável, foi resolvido através de bancadas de concreto pré fabricadas como escadas e caminhos.
.
.
Ficha técnica
.
Autor: Mathias klotz (klotz & asociados)
Cliente: Radovan Kegevic
Colaborador: Bbaltazar Sánchez
Localização> Cachagua, V Região, Chile
Ano de construção: 2006 - 2007
Área do terreno: 2.200m²
Área de construção: 486 m²
Construtor: Company Beranda
Estrutura: Patricio Stagno

Nenhum comentário:

Postar um comentário