domingo, 15 de março de 2009

Cazú Zegers

Casa Do, Chigualoco, Los Vilos IV Región- Chile






















Memorial
.
"Uma casa abraçada entre duas paredes curvas para proteger os habitantes. Absortos com a magnitude do Oceano Pacífico e a profunda vastidão da costa norte do Chile." (Cazu ZEGERS)
.
O briefing para o projeto foi projetar uma casa que seria um lugar para repouso durante fins de semana, férias, etc, em um condomínio com uma grande variedade de projetos residenciais.
.
A arquitetura da casa é definida a partir de uma casca, uma proteção ante a vastidão do mar, permitindo aos habitantes usufruirem do calor de seu interior. Para isto, dois círculos envolveram o corpo retangular da casa, vazados nas arestas Norte e Sul . Aberturas nas faces Leste e Oeste do círculo permitem a apreensão de pontos de vista privilegiados e a captação do sol.
.
Poços de luz são criados pelas lacunas formadas entre a membrana curva e as paredes e pisos da praça, iluminando as áreas escuras da casa. No mesmo eixo, a casa é dividida entre público e privado, com os quartos voltados para a seção norte e o espaços abertos para o sul.
.
O mobiliário em carpintaria foi utilizado para dividir os planos de pisos abertos em espaços públicos e privados. Estendendo a forma deste eixo para o leste está o corredor da entrada .
..
A escada para o terraço, feita de madeira laminada, bastante encantadora é uma escultura em si, permitindo o acesso a um grande terraço abrigado pelo prorrogamento das paredes curvas externas.
.
O design único desta casa e o estilo arquitetônico arrojado, proporcionou um maravilhoso retiro de praia para este jovem chileno.
.
.
Ficha técnica
.
Arquiteto: Cazu ZEGERS
Colaboradores: Grupo Aira (Juan Pablo Almarza, Pamela Liddle)
Projeto finalizado: 2001
Localização: Chigualoco, Los Vilos IV Región-Chile
Material: concreto armado
Esquadrias: alumínio anodizado
Área construída: 275 m2
Terreno: 5000 m2
Fotografia: Carlos Eguiguren - Cristina Alemparte
Publicado originalmente em: http://modresdes.blogspot.com

Um comentário: