segunda-feira, 8 de junho de 2009

Cuiabá muda arquiteto e projeto de Estádio após escolha da FIFA

Decisão surpreende arquitetos e membros do comitê gestor da Copa
Rodrigo Prada - São Paulo






Dois dias após Cuiabá ser anunciada como a sede do Pantanal para a Copa 2014 uma decisão dos coordenadores da candidatura da cidade surpreendeu arquitetos e membros do comitê gestor da Copa no Brasil. Sem explicações formais, o presidente do Comitê Pró-Copa do Mundo em Cuiabá e secretário de Turismo, Yuri Bastos, informou aos arquitetos do escritório Castro Mello, que eles não seriam mais os responsáveis pela arquitetura do estádio José Fragelli (Verdão). Eduardo e Vicente Castro Mello desenvolveram o projeto atual do Verdão, que foi um dos fatores para a classificação de Cuiabá como sede ca Copa de 2014.

No início de maio, membros do Sinaenco (Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia) estiveram em Cuiabá para encontro com o secretário Bastos. Na ocasião, o secretário disse que caso a Fifa escolhesse Cuiabá, o projeto seria modificado para baratear o custo da obra. Procurado pela redação do portal da Copa2014.org.br, o arquiteto Eduardo Castro Mello informou que sua equipe elaborou o projeto básico em apenas 15 dias, entre o Natal e o Ano Novo, para que pudessem atender ao cronograma da Fifa. Mello disse também que em nenhum momento foi procurado pelos responsáveis da candidatura de Cuiabá para fazer modificações no projeto. “Se fossemos procurados, certamente buscaríamos soluções para atender às necessidades do cliente” diz Castro Mello.

Na próxima semana, de 8 a 10 de junho, acontece, no Rio, reunião para tratar de estádios e de outros aspectos de cada projeto, como infraestrutura das cidades. No evento sera possível avaliar a reação da Fifa com a repentina mudança no projeto escolhido pela cidade. Na última quarta-feira, 3 de junho, após a reunião do Time de Arquitetos da Copa, os participantes redigiram uma carta-manifesto em que já manifestavam suas preocupações sobre as possíveis desfigurações que os projetos poderiam sofrer nas etapas de execução.


Nenhum comentário:

Postar um comentário