terça-feira, 16 de junho de 2009

Oscar Niemeyer

Auditório Ravello













Está prevista inauguração para o próximo dia 30 de junho a obra mais recente do Oscar Niemeyer, o auditório Ravello. O projeto está sendo executado na cidade Ravello, situada na costa amalfitana, numa escarpa sobre o Mediterrâneo.
.
A cidade tem apenas 2.500 habitantes e se estende por 7 quilômetros. É uma das regiões mais bonitas e românticas do mundo.A obra começou a ser feita depois de 7 anos da criação do projeto, que envolveu uma longa polêmica com intelectuais, arquitetos e organizações ambientalistas italianas.
.
O auditório foi um presente do arquiteto ao Domenico de Masi, que é seu amigo pessoal e é presidente do famoso festival de música de Ravello. O auditório terá 400 lugares para sentar e fica próximo à praça principal da cidade, cerca de 200m de Villa Rufolo. Será também espaço para mais eventos culturais no decorrer do ano.
.
O local, apesar de reduzido, vai ter uma livraria, um bar, área de ensaios e uma garagem subterrânea para 80 carros.Mesmo com toda a polêmica em volta do projeto, a arquiteta Rosa Zecatto, que é diretora técnica do conselho da cidade, afirmou que o auditório é uma obra de arte e, só tem a enriquecer o patrimônio cultural da região.
.
Fonte: www.blog.absolut.com.br
.
.
Memorial
A entrada do Auditório, uma grande sala de estar aberta para a paisagem, uma parede curva que cria fundo do palco, a platéia, o mezanino e da projeção cabine. Este espaço é protegido por uma cobertura em forma espetacular, para dar ao projeto um novo olhar, capaz de surpreender.
.
Para permitir que os transeuntes possam ter uma visão mais completa do Auditório foi desenhado um quadrado oblongo, que permitirá desfrutar, ao mesmo tempo, a exuberante paisagem em volta do edifício.
.
No hall de entrada, o lugar destinado ao público foi implantado acompanhando o declive natural do terreno, assim como o local para a orquestra e o foyer foi disposto corajosamente projetado sobre o vazio, sem apoio.
..
A experiência musical Ravello é marcado por concertos onde a imperfeição é compensada pela sensação de prazer acústico de que, além de música há uma relação intrínseca com a paisagem, o pôr do sol, o sublime. O auditório não tem a intenção de se opor a essa experiência, exigindo a renúncia total da paisagem em troca de perfeição acústica. Essa perfeição será facilitada a partir do côncavo perfeito, mas a paisagem permanece agradável através das amplas janelas atrás da orquestra. .
.
Fonte: www.europaconcorsi.com
Tradução: Oliveira Júnior.
.
.
.
Ficha técnica
.
Arquitetura: Oscar Niemeyer
Local: Ravello, Itália
Imagens: www.europaconcorsi.com.br / www.archdaily.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário