quinta-feira, 25 de junho de 2009

TYIN Tegnestue

Soe Ker Tie House, Noh Bo, Tak, Tailândia



TYIN tegnestue é uma organização sem fins lucrativos que trabalha através da arquitetura humanitária. TYIN é formado por cinco estudantes de arquitetura do NTNU e os projectos são financiados por mais de 60 empresas norueguesas, bem como por contribuições privadas.

.


No outono de 2008 TYIN viajou para Noh Bo, uma pequena aldeia na fronteira Tailândia-Birmânia. A maioria dos habitantes são refugiados Karen , muitos deles crianças. Estas eram as pessoas para as quais queríamos trabalhar.


Através do curso do ano passado TYIN tinha trabalhado com planejamento e construção de projetos de pequena escala na Tailândia. Nosso objetivo é construir projetos estratégicos que podem melhorar a vida das pessoas em situações difíceis. Através de extensa colaboração com a população local, e de aprendizagem mútua, nós esperamos que os nossos projetos possam ter um impacto para além das estruturas físicas.
.


Poucos meses antes viemos em contato com o norueguês Ole Jørgen Edna de Levanger. Edna começou seu orfanato em Noh Bo, em 2006, e agora surgiu a necessidade de mais dormitórios. Inicialmente abrigando 24 crianças, o orfanato iria crescer para cerca de 50. O projeto da Soe Ker Tie House foi concluído em Fevereiro de 2009. A principal força motriz por trás do projeto foi de recriar algumas experiências que estas crianças teriam em uma situação normal. Queríamos que cada criança tivesse seu próprio espaço privado, uma casa para viver e uma vizinhança onde pudessem interagir e brincar. Estas seis unidades de dormir são a nossa resposta a esta questão.
.


Devido às suas aparências os edifícios foram nomeados Soe Ker Tie Hias pelos trabalhadores; As casas borboletasA técnica de tecelagem em bambu utilizada na lateral e fachadas traseiras é a mesmo utilizada em casas locais e artesanato. A maior parte do bambu é colhida a poucos quilômetros do local. A forma especial telhado da Soe Ker Tie Houses permite uma eficaz ventilação natural, ao mesmo tempo que recolhe a água da chuva. Isso torna as áreas em torno dos edifícios mais útieis durante a estação chuvosa, e dá a possibilidade de coleta da água em períodos secos. A construção é de ferro madeira pré fabricados e montados no local, utilizando parafusos para assegurar razoável precisão e força. A maioria dos materiais é emitido pela Karen National Union na Birmânia, e esta dependência da madeira tropical levou a uma linha de difíceis e complexos problemas a serem abordados.


Ao elevar os edifícios a partir do solo, em quatro bases envolvidas por pneus velhos, problemas com a humidade e apodrecimento da construção são evitados. Seis meses após um longo processo de aprendizagem mútua com os habitantes locais em Noh Bo esperamos que tenhamos deixado para trás algo útil. Princípios importantes como economia de materiais e prevenção de umidade podem eventualmente levar a uma tradição de construção mais sustentável no futuro.
.












.

Ficha técnica

.
Arquitetura: TYIN Tegnestue
Localização: Noh Bo, Tak, Tailândia
Equipe do projeto: Pasi Aalto, Andreas Grøntvedt Gjertsen, Yashar Hanstad, Magnus Henriksen, Line Ramstad, Erlend Bauck Sole
Cliente: Ole Jørgen Edna
Programa: 6 unidades de dormir
Orçamento: 68.000 coroas norueguesas (aprox. US $ 10,000)
Ano do projeto: novembro de 2008 - Fevereiro 2009
Fotografias: Pasi Aalto
Site: www.tyintegnestue.no

Um comentário:

  1. parabens pela postagem!
    Muito interessante, nao só o projeto, mas toda ação social envolvida nisso tudo.

    ResponderExcluir