quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Adeus ao Mestre Borsoi

Morre em São Paulo o arquiteto e urbanista Acácio Gil Borsoi
Ele foi o responsável pela reformulação do curso de arquitetura da Escola de Belas Artes de Pernambuco; em 1964, foi preso pelo Governo Militar após assumir diretoria no governo Arraes
.
.
.
.
.
Morreu, nesta quarta-feira (4), em São Paulo, o arquiteto urbanista e professor Acácio Gil Borsoi. Carioca radicado em Pernambuco há 56 anos, ele foi casado com a também arquiteta e pernambucana Janete Costa, que faleceu em 2008. Ele se tratava de um câncer descoberto há quatro meses.
.
Acácio Gil Borsoi nasceu no Rio de Janeiro, em 1924, e se envolveu com a arquitetura ainda muito cedo, observando o pai, o desenhista Antônio Borsoi, trabalhar no escritório de marcenaria. Em 1949, ele se formou arquiteto pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil. Nessa época, realizou as plantas de cálculo do engenheiro Joaquim Cardozo para o Teatro de Salvador.
.
Borsoi atuou como consultor do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan, atual Iphan) por 15 anos. Mudou-se para o Recife em 1951, quando foi convidado a assumir a cadeira de pequenas composições da Escola de Belas Artes de Pernambuco. Acácio Gil Borsoi foi responsável pela reformulação do curso de arquitetura do Estado, junto com o arquiteto português Delfim Fernandes Amorim, com Heitor Maia Neto e Geraldo Gomes da Silva.
.
Entre as obras, foi autor de projetos de interiores famosos no Rio de Janeiro, como Palácio da Guanabara e o restaurante Assírio, do Teatro Municipal. O arquiteto assumiu a cadeira de grandes composições no lugar do arquiteto italiano Mario Russo, permanecendo no cargo até 1979, quando pediu demissão em repúdio à intervenção militar na escola.
.
Em 1963, assumiu a diretoria de engenharia da Liga Social contra o Mocambo, presidida pelo arquiteto Gildo Guerra no governo de Miguel Arraes, em Pernambuco. Pelo envolvimento com Arraes e por uma viagem para o Congresso Internacional de Arquitetura em Cuba, realizado em 1963, Borsoi foi preso por ordem do governo militar no ano seguinte.
.
Em 2005, Acácio Gil Borsoi recebeu o Colar de Ouro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), na Bienal Internacional de Arquitetura, em São Paulo, prêmio máximo da arquitetura brasileira.
.
A família informou que o corpo de Acácio Borsoi deverá ser velado a partir das 12:00h no Cemitério Morada da Paz, em Paulista - PE, onde vai ser cremado no final da tarde.
.
..

Nenhum comentário:

Postar um comentário