quinta-feira, 12 de novembro de 2009

tFPS

Bodega y Oficinas Huanacu, Santiago, Chile



A comissão
.
Um grande armazém que destaca por contraste a típica arquitetura industrial apreciada no setor, porém o mais barato possível. E que pudesse responder e acomodar mediante sua forma e as lógicas internas de funcionamento da empresa (rotinas de carga e descarga, operação e exposição dos produtos no showroom, funcionamento de escritórios, etc.)
.
A imposição
.
Um custo definido e estritas normativas do lugar e sobre o funcionamento de uma indústria. Isto nos remeteu a uma questão fundamental: como operar sobre a forma sem deixar de cumprir exigências rigorosas tanto do cliente como da legislação e ainda não se afastar do orçamento? A primeira abordagem para a solução passou pela idéia de voltar todos os esforços formais para as fachadas mais expostas, gerar um perímetro ativo a partir do programa (onde havia maior liberdade normativa) e deixar as atividades de produção ou o armazenamento protegido no interior do terreno.
.
O dispositivo formal
.
Como operar então para cumprir com ambos requisitos?
Remetendo-nos à idéia de uma caixa (um galpão tradicional) retorcida, começamos a pensar que nesta imagem havia uma lógica formal que poderíamos explorar, transformando, a partir da mesma quantidade de superfície de caixa inicial, as faces mais expostos para acomodar as atividades críticas que o cliente nos impunha.
Trabalhar com uma estrutura tradicional de marcos reticulados próprios da arquitetura industrial próprio (que nos permitira não ter grandes despesas com cálculo estrutural), mas operando a partir da "prega" sobre a casca envoltória(definitivamente o mais barato e mais viável em termos técnicos.

Uma série de rupturas, nos permitiram gerar duas frentes que em termos de proporções e medidas de superfície são as mesmas que as de um galpão normal, para assim acomodar as diferentes atividades que implantamos no perímetro (showroom, escritórios,acesso do caminhões.
.


























Ficha técnica
.
Localização: ENEA, Pudahuel, Santiago, Chile
Arquitetos: tFPS
Equipe: Eduardo Fam Mancilla, Diego Pinochet Puentes, Leonardo Suárez Molina
Engenheiro estrutural: José Manuel Morales
Área do terreno: 3.128m²
Área construida: 1.670m²
Ano: 2006-2009
Imagens: Nicolas Saieh & tFPS
.
Publicado originamente em: www.plataformaarquitectura.cl

Um comentário: