domingo, 24 de janeiro de 2010

Marianne Balze R.

Edificio Alas del Cóndor - LaParva, Chile
.
.












Corte AA
.
Elevação norte
.
Elevação leste
.
Elevação oeste
.
Elevação sul
.
Planta acesso
.
Planta subterrâneo
. .

Intervir em uma paisagem tão majestosa como a Cordilheira dos Andes requer fazê-lo com grande respeito e sensibilidade, porque é uma situação exigente. A cordilheira, um vazio desabitado, mas uma grande área com vida própria, mudando sempre com uma força única, onde o céu sobre as nuvens nos envolvem variando de opaco a brilhante ou irradiando toda a gama de cores os mantos nevado.

.

O sol dá-nos assim todas as possibilidades de luz que acompanham o seu caminho e nos identificam as atividades que acontecem ao longo do dia.

A obra está localizada em uma das bordas do pequeno povoado andino de La Parva, com campo nevado esquiável de onde se sai para pegar o elevador que se conectam com as pistas de ski mais elevadas e onde à tarde retorna-se aos seus abrigos. Portanto, a obra acompanha com seu jogo de volumes, com sua luz e sombra, esse diálogo que pretende conjugar-se com o meio que o contém.

.

O encargo consistia em um edifício de 24 apartamentos de 100 a 140 m2 a ser localizado em 3 terrenos agrupados que deveriam voltar-se para a vista privilegiadoa e a orientação norte de orientação, em sua fachada principal. Assim se criaram 4 volumes que se posicionaram encosta abaixo, sobrepondo-se uns aos outros para privilegiar a insolação e a vista que se tem do vale nos entardeceres.

.

Uma construção que se instala nesse lugar supõe um grande desafio que deve ser feito com humildade e sobriedade. Assim, o edifício reflete o perfil da rua, a escala da humana, respeitando a vista para o vale a partir dos edifícios superiores. Optamos por utilizar a pedra local, tanto para essa fachada como para à tomada do lado norte, para fundir-se com a paisagem circundante, especialmente nos meses de verão.

.

A coberta funciona como o grande manto que envolve e protege os blocos das intempéries desenrolando-se paraleloamente à encosta da colina. Os pisos superiores estão revestidos com placas de fibrocimento, a fim de controlar a escala para o campo. Os demais volumes foram trabalhados em concreto armado pintados de branco para integra-se ao entorno e destacar-se apenas através do jogo de luz e sombra que tornam seus planos sobrepostos. Atrás deles, uma ponte liga os 2 grupos de volumes e os 2 pisos de estacionamento se desenvolvem apoiados no morro.

.

No interior, os blocos possuem um isolamento térmico de poliplac de 10 centímetros que, juntamente com as janelas de termopainéis asseguram uma ótima temperatura graças a orientação norte, com um consumo mínimo de calefação.

.

.

Ficha técnica

.

Obra: Edificio Alas del Cóndor
Arquitetos: Marianne Balze R.
Arquitetos colaboradores: Christian Von Beck, Felipe Correa
Cliente: Inmobiliaria Alas del Cóndor
Área construida: 4.347,56 m²
Construtora: Inmobiliaria y constructora Francisco Vicuña y Cía., Ltda.
Calculista: Miguel Sandor
Localização: Calle Emille Allais Nº 390, La Parva, Chile
Ano: 2007 – 2009
Fotografía: Guy Wenborne


Nenhum comentário:

Postar um comentário