quinta-feira, 1 de abril de 2010

Quem tem pressa come cru(?)

Caixa d'água tomba e destrói apartamentos em Santos


Uma caixa d´ água vertical de 30 metros de altura e de quase 200 toneladas tombou parcialmente e desabou sobre um prédio residencial vizinho na madrugada desta quinta-feira (1º) em Santos, no litoral de São Paulo.

Não houve feridos porque a previsão é que o conjunto habitacional com 10 blocos seja entregue só em 45 dias.

A caixa d´água que tem capacidade para 90 mil litros caiu durante a madrugada destruindo quatro apartamentos do prédio residencial onde os governos federal e do município investiram R$ 20 milhões. Técnicos e engenheiros ainda estão avaliando o que pode ter ocorrido e se vai haver necessidade de demolir um dos blocos. (Fonte: http://www.g1.globo.com/)

Em Junho do ano passado tragédia semelhante mas de maiores proporções ocorreu em Xangai.


Um edifício residencial em construção, de 13 andares tombou quase intacto. Um trabalhador que estava no interior do edifício morreu no momento em ocorreu o desastre .

Reveja a postagem em: http://arqpb.blogspot.com/2009/07/edifico-inteiro-tomba-em-xangai.html


O empenho do Governo federal em atingir as metas do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC não pode suplantar o controle de qualidade técnico, arquitetônico e urbanístico dos conjuntos residenciais populares que se tem oferecido a população de menor renda.

Os arquitetos e urbanistas já vem alertando sobre os riscos que esse "modelo de construção institucionalizado" pode acarretar sobre os aspectos físicos e espaciais dos edifícios, e principalmente sobre o desenho urbano dos novos assentamentos humanos, carcomendo ainda mais a qualidade de vida nas cidades.

A pressa (sem planejamento e técnica) é inimiga histórica da perfeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário