sábado, 1 de maio de 2010

Revista cultural local aceita submissão de artigos sobre arquitetura

Cadernos de Cultura: lugar de divulgação, reflexão e análise de nossa cultura
Dyógenes Chaves ¹

Capa da primeira edição

 
Cada vez que surge um periódico na área cultural, a pergunta que se faz é: até quando? Claro, bem diferente do meio científico – em que os periódicos circulam no âmbito acadêmico –, o meio artístico não consegue leitores assim tão facilmente. Primeiro, há o equívoco de que os textos sobre artes visuais, por exemplo, são herméticos e assim difíceis de compreensão pelos não iniciados. Depois, a imprensa diária já veicula nos seus “cadernos de cultura” as informações necessárias para o público leigo ter acesso aos eventos artísticos e culturais.
.
Mesmo vivendo nos tempos da avançada tecnologia na comunicação (a internet, por exemplo), e com o cruzamento de tantas informações – e em tão pouco tempo –, os meios impressos (revistas e jornais) ainda são o melhor lugar para divulgação, reflexão e análise das mais diversas formas do conhecimento, especialmente a arte e a cultura, seja através de ensaios, relatos de experiências ou estudos e pesquisas.
.
Entretanto, se há em nossa região certa carência de textos analíticos e de informação sobre as artes, ao mesmo tempo, reconhecemos a imensa contribuição artístico-cultural, no cenário nacional, dos paraibanos: de Pedro Américo a Leandro Gomes de Barros, de Paulo Pontes a Vladimir Carvalho, de Geraldo Vandré a José Siqueira, de Bráulio Tavares a Ednaldo do Egipto, de Ariano Suassuna a Vanildo Brito.
.
Por tudo isso, a Subsecretaria Executiva da Cultura do Estado da Paraíba resolveu, acertadamente, propor um periódico – formato revista, 2.000 exemplares, preto e branco, papel pólen, 28 páginas – totalmente dedicado à difusão e ao debate sobre a nossa produção cultural, aí incluídas as áreas de arquitetura, artes visuais, artes cênicas, design, literatura, moda, folclore, audiovisuais, patrimônio etc. Com o nome de Cadernos de Cultura – numa justa homenagem ao paraibano José Simeão Leal, um dos mais destacados divulgadores da cultura brasileira – esta revista, de periodicidade bimestral, será amplamente distribuída, principalmente, entre artistas, professores e instituições culturais e de ensino do Estado. A primeira edição (março-abril), lançada no inicio de março durante a II Conferência Nacional de Cultura, em Brasília, publicou – homenagem póstuma – a obra fotográfica de Marcos Veloso, além de artigos sobre artes visuais e museus.
.
Nas próximas edições, a revista Cadernos de Cultura quer manter sua função de promover, valorizar e divulgar nossa arte e nossa cultura e, também, comprovar a multiplicidade e variedade de suas manifestações culturais, oriundas de diferentes rincões e estratos sociais do Estado da Paraíba.
.
Para mais informações e/ou colaborar com a revista, basta enviar artigo para o e-mail do editor (dyogeneschaves@hotmail.com), assunto: cadernos de cultura, com até 03 laudas, corpo 12, formato A4, fonte Times New Roman. A revista tem registro no ISSN.



Nota

1. Dyógenes Chaves é artista visual e crítico de arte da ABCA/AICA e editor-geral da revista Cadernos de Cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário