domingo, 4 de julho de 2010

Expedito de Arruda

Residência no Altiplano - João Pessoa/PB



.
Ficha técnica
.
Arquitetura: Expedito de Arruda
Imagens: Oliveira Júnior

2 comentários:

  1. Não sei se foi proposital, mas a sequência de fotos faz uma triste surpresa ao constatarmos a paisagem em que se encontra a residência.

    ResponderExcluir
  2. De certa forma a intenção era mostrar o entorno urbano onde a casa está inserida. Na época da sua implantação, início dos 80 creio, aquela área era voltada apenas a construção de residências unifamiliares devido a carência de infraestrutura.Devido as dimensões avantajadas do lote mínimo apenas residências de grande porte foram construídas naquele setor do Altiplano. Em meados dos anos 90 a administração municipal "flexibilizou" a implantação de uns poucos edifícios multifamiliares naquele local, a revelia das condições de esgotamento sanitário. Com o passar dos anos a pressão imobiliária, percebendo o potencial da área, instalou ali um canteiro de obras permanente.
    Pelas imagens aqui postadas é possível observar um processo intenso de adensamento populacional e verticalização e uma iminente ameaça a este patrimônio arquitetônico modernista paraibano.
    Hoje esta residência abriga a sede de um grupo empresarial formado por um várias construtoras e há quem afirme que esta belíssima casa já está com os dias contados. Uma lástima.

    ResponderExcluir