domingo, 1 de agosto de 2010

Impressões do Chile

Visita ao Museu de la Memória
Michel Carlos*

¡Hola! Nesse domingo fui ao Museu de la Memória (y Los Derechos Humanos) em Santiago (http://www.museodelamemoria.cl/). Projeto do escritório brasileiro Estudio América (http://www.estudioamerica.com/). Muito bem localizado, foi fácil chegar até ele. Bastou seguir na linha verde do metrô e descer na estação Quinta Normal, assim que subimos as escadas rolantes da estação (que estação!) já pudemos ver o verde aquarelado das placas metálicas da fachada.


É interessante a inserção do prédio, pois ele está rodeado por edifícios mais antigos, então torna-se realmente contrastante. A cor verde na fachada foi muito bem escolhida, atenua um pouco a sua presenca, fica suave diante do céu sempre azul da capital chilena. Os camelôs das proximidades, vendendo meias, gorros e cachecóis nos fazem lembrar que estamos na América Latina.


Num primeiro momento não se percebe os efeitos do terremoto (ocorrido no final de fevereiro), mas basta se aproximar que é possível ver que os edificios ao redor do museu estao muito danificados, há trincos assustadores, nao é preciso ser engenheiro calculista para saber que a torre da igreja pode cair e matar alguém, assim como as habitacões próximas, muitas ainda ocupadas.

Concluído pouco antes do terremoto, encontramos o edifício fechado para reparos. O simpático senhor da seguranca só nos permitiu pisar um pé no pátio, mesmo com ele do nosso lado... coisas do Chile.

Parece que a estrutura em nós irregulares e com vigas metálicas gigantes nao sofreu nenhum dano, resistiu bem e se mostrou muito flexível... esse foi o problema, o que nao estava com a estrutura vibrou em outra frequência, o forro caiu e, segundo o seguranca, antes dos primeiros reparos era possível ver o céu de dentro do museu. Janelas de vidro com folhas gigantescas se destruiram, 200 mil dolares cada, o piso se encolheu e esticou em alguns pontos, formando relevos... eu nâo vi isso... são relatos dos que trabalhavam lá. Agora parece que ja está tudo bem, vem se trabalhando a algum tempo, ainda podemos ver partes do forro que caíram, mas o museu já voltou a funcionar, fechando nos fins de semana para reparo. Assim que puder dou uma escapada para visitálo durante a semana.

¡Saludos!


*Michel Carlos é estudante de arquitetura da Universidade Federal da Paraíba e está no Chile estagiando no escritório Elemental do arquiteto Alejandro Aravena.
michelcarlos.blogspot.com
Fotos: Dina

2 comentários:

  1. Parabens pelo blog, é muito dificil encontrar conteúdo brasileiro de boa qualidade, precisamos mostrar nossa arquitetura para o mundo.
    Espero que possamos trocar informaçoes
    Um abraço
    Thiago Barros

    ResponderExcluir
  2. Thiago, obrigado pela visita e pelos gentis comentários. O ArqPB tem procurado estar sintonizado com os principais eventos urbanos e arquitetônicos que ocorrem no mundo. Entretanto nosso principal objetivo é revelar a boa arquitetura produzida pelos jovens arquitetos brasileiros.

    ResponderExcluir