quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

PB discute tabela e a transição para o CAU

Nesta última segunda feira, 17, o IAB-PB, o SINDARQ-PB e a Cãma de Arquitetura do CREA-PB receberam um grupo de arquitetos paraibanos para prestar alguns esclarecimentos sobre o CAU e dar continuidade ao processo de elaboração de uma tabela de honorários local.

Durante a reunião foi informado aos presentes que a previsão da transição para o CAU é de três meses a um ano, sendo o último prazo o mais provável de ocorrer. A coordenação desta mudança ficará a cargo da Câmara Especializada de Arquitetura do CREA-PB e contará com o apoio direto das demais entidades locais de representação profissional, como o IAB-PB, o SINDARQ-PB. É importante ressaltar que a tarefa é titânica e que  é imprescindível o apoio de todos os arquitetos paraibanos nesta momento histórico.
Num primeiro momento será realizada uma eleição para os conselheiros estaduais e federal do CAU local e em seguida os conselheiros federais elegerão a diretoria do CAU-BR.

É consenso que os CAU's mantenham uma estreita e cordial relação com os CREA's por agregarem profissionais da mesma cadeia produtiva e possuirem diversos interesses em comum., além de laços históricos. No âmbito local, a presidente do IAB-PB, Cristina Evelise foi enfática ao destacar a relação amistosa existente com o CREA-PB e em especial com o atual presidente Paulo Laércio.

Num segundo momento o debate se voltou a continuidade da elaboração de uma tabela de honorários local. A metodologia de trabalho adotada consistiu, num primeiro momento, em definir os parâmetros de cobrança de honorários para projetos de arquitetura e projetos de interiores e a partir das respectivas sua formatações defiir os parâmetros para a cobrança dos demais projetos como paisagismo, desenho urbano, etc.
Os cerca de 30 arquitetos presentes foram divididos em dois grupos com um coordenador para mediar a discussão e um relator para registrar as deliberações.

A próxima reunião deverá ocorrer no CREA-PB às 19h nas quintas feiras, dias 20 e 27 do corrente mês e uma reunião de fechamento da tabela específica na segunda, 31. A adesão de um maior número possível de arquitetos conferirá máxima legitimidade ao debate e a aplicabilidade da tabela.

OBS: Para maiores detalhes sobre a lei que regulamenta o CAU recomendo a leitura do texto publicado no Diário Oficial de União em: http://www.iabsp.org.br/publicacao_cau_diario_oficial.pdf .


Nenhum comentário:

Postar um comentário