sábado, 4 de fevereiro de 2012

Aos 79 anos, morreu Jorge Glusberg

Imagem: Jorge Glusberg

Aos 79 anos, morreu hoje Glusberg Jorge, que foi o fundador da Bienal de Arquitetura de Buenos Aires e diretor do Centro de Arte e Comunicação e do Museu Nacional de Belas Artes, e professor e autor de vários livros sobre arquitetura, design e artes.

Glusberg nasceu em 23 de setembro de 1932 ea notícia de sua morte foi confirmada pela família, embora seus restos não serão velados.

Em sua longa carreira, Glusberg presidido a seção Argentina da Associação Internacional de Críticos de Arte e co-dirigiu o Departamento de Arte (Universidade de Nova York, 1975). Consultor da Revista Latino-Americana de Arte (EUA), foi membro do conselho editorial de D'Ars (Itália) e correspondente da revista M. E. (Hungria) e Leonardo (EUA).

Ele escreveu e editou vários livros sobre arquitetura, design e arte, como Mitos e magias de fogo, Ouro e arte, Arte na Argentina, Da Pop Art a  Nova Imagem, Origens da Modernidade, moderno, pós-modernas e Obras-primas do Museu Nacional de Belas Artes.

Ele também foi professor nas Universidades de Nova Iorque, Ball State, San Antonio Abad de Cuzco e Veracruz também serviu como jurado da Fundação Konex em 1992.1994 e 2002, recebeu em 1986 o diploma de Mérito e foi condecorado com o Medalha de Ouro na amostra de 30º Aniversário das Nações Unidas (Iugoslávia, 1975) e distinguido Cavaleiro da Ordem das Palmas Académicas (França, 1986), entre outros prêmios.

Glusberg se afastou da direção do Museu de Belas Artes em 2003, em meio a polêmica acirrada, que incluiu diversos processos administrativos a favor e contra sua gestão e pesquisas no Museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário